Uma pessoa que começou a trabalhar ajudando o pai; fez carreira de empreendedor e também na vida pública, sendo vereador por quatro mandatos. Este é um resumo da história de Carlos Alberto Alves Maia, mais conhecido como Caputi: o homenageado deste ano com a Medalha Barão de Barcelos. A solenidade de outorga da maior comenda do Legislativo será nesta quarta-feira (21), às 19h, no Clube da Terceira Idade. Como o de costume, a Casa também fará a entrega dos Títulos de Cidadania.
- Estou feliz e agradeço à Câmara por essa homenagem. Sempre procurei fazer política com honestidade, com palavra, preocupado com a população. Sempre procurei passar para os meus filhos que a honestidade é a principal coisa na vida. Aprendi isso com meu pai - disse Caputi.
Filho de Iracy Alves Maia e Joubert de Andrade Maia, Caputi nasceu no dia 12 de setembro de 1954 e tem três irmãos: Luiz Carlos (já falecido), Isis Maria e Vera Márcia. A família morava na localidade de Cambaíba onde também tinha um comércio. Por volta dos 18 anos de idade, Caputi resolveu se mudar para Cajueiro (SJB) para tomar conta do sítio que seu pai havia comprado antes de falecer. A mãe permaneceu em Cambaíba, ficando à frente do comércio, com os outros filhos.
Em Cajueiro, Caputi abriu uma granja e também se dedicou à criação de porco e gado. Depois, montou um açougue. Também teve um frigorífico e um barco de pesca em Farol - aliás, a pesca é sua grande paixão! Passado um tempo, voltou para Cajueiro e abriu uma loja de material para construção. Depois, uma padaria e um comércio de cereais. Empreendedor nato, em seguida, resolveu abrir um supermercado em Grussaí onde morou por alguns anos.
Caputi começou a se interessar pela política a partir de 1999, incentivado por amigos e clientes. Concorreu pela primeira vez em 2000 e venceu com 567 votos. Em 2004, foi reeleito a cargo, recebendo o maior número de votos (968). Disputou o pleito de 2008 e foi novamente eleito. Caputi não concorreu à eleição de 2012, mas voltou à disputa em 2016. Venceu com 1.255 votos e cumpriu seu quarto e último mandato.
Há cerca de 10 anos, voltou para Cajueiro onde reside com sua esposa, Elizabeth Alves Rangel. Caputi, que tem 68 anos, é pai de Carlos Alberto Filho, Pâmela e Carla Caputi, atual prefeita de São João da Barra - de quem sente muito orgulho. "Ela sempre me ajudou na política, mas não imaginava que seria um dia prefeita! Ela me surpreendeu na política e acho que está se saindo melhor do que eu", conta o pai.
Medalha - Criada em 1999, a Medalha Barão de Barcelos visa homenagear sanjoanenses com relevantes serviços prestados ao município. "A escolha do nome de Caputi foi feita pela história dele: quatro mandatos, pessoa de família humilde, vereador por 16 anos; nunca teve atrito com ninguém e sempre trabalhou procurando ajudar o próximo", ressalta o presidente da Câmara, Alan de Grussaí.
Títulos - Já os títulos de cidadania são conferidos pelos vereadores a pessoas de outras cidades. É um reconhecimento pelo trabalho e vida de cidadãos que não nasceram em São João da Barra, mas têm uma ligação forte com o município e ajudam no seu crescimento de alguma forma. Cada vereador homenageia, em média, cinco pessoas. Entre os homenageados desta edição, estão: os deputados federais, Murilo Gouvêa e Dani Cunha, e os deputados estaduais, Andrezinho Ceciliano e Dani Balbi.
Veja quem são os homenageados da edição 2023:
Murilo Gouvêa Rodrigues
João Batista da Silva
Clécio Lisboa Caetano
Felipe Montes Pena
João Batista Machado
Rui Tomé de Souza Aguiar
André Luiz Ramalho Ceciliano (Andrezinho Ceciliano)
Renato Guimarães Machado
Frederico Nunes Rangel
Danieli Christovão Balbi (Dani Balbi)
Flávio Alves Serafini
Danielle Dytz da Cunha (Dani Cunha)
Paulo Roberto Gomes Farias
Carla de Oliveira Guitz
Maria de Lourdes Veiga Berto
Rafael Soares de Almeida
Evaristo Ferreira de Souza
Sueli Miranda da Silva de Azevedo
Wallace Batista Pinto
Joilza Rangel Abreu
João Luiz Rodrigues Francisco
Elias Rocha Gonçalves
Rodrigo Barbirato Quintanilha
Danilo Ribeiro Gomes Neto
Eraldo Luis Tinoco Barbosa Leite
Roberto Santos de Souza
Thiago Virgílio Teixeira de Souza
Afonso Luiz da Silva Ribeiro
Belman de Alvarenga Heitor
Eduardo Pessanha de Azevedo
Cristiano José Sampaio Neto
José Carlos Ferraz de Oliveira
Marcelo Garcia Macedo
Rafael da Silva
Maykin dos Santos Nunes
Carlos Eduardo Santos de Souza
Rogério Vasconcelos Marcial
Carlos Fabiano Leoback de Castro
Emerson da Silva Gregório
André Almeida Lopes de Deus
José Renato Rangel Duarte
Dalvane de Araújo Sardinha
Keth Fernandes Miranda
Maurina Ferreira de Souza
Tais Abreu Souza
Maurício Vieira Riscado
Paulo Roberto Azevedo Arruda
Washington Luiz Garrutte Dias