Equipes do Governo do Estado estão nas ruas desde as primeiras horas desta segunda-feira (15/01) para atender a população de cidades da Região Metropolitana atingidas pelas fortes chuvas do último fim de semana. A Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) já enviaram mais de 100 máquinas - escavadeiras, retroescavadeiras, motoniveladoras patrol e caminhões - para desassorear rios e canais e realizar a limpeza de pontos estratégicos dos municípios. Já a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos distribui refeições e insumos às vítimas.
- A determinação é de que todos os órgãos estaduais atuem em parceria com as prefeituras das cidades afetadas e se dediquem ao atendimento às vítimas. Estou monitorando, em tempo real, todas as ações do governo, e orientando as equipes. O trabalho não vai parar até que a situação de todos os municípios atingidos volte à normalidade - ressaltou o governador Cláudio Castro.
Até o momento, foram preparadas 8,4 mil refeições, sendo dois mil cafés da manhã e 3,2 mil quentinhas extras. Também estão sendo distribuídos colchões (600), kits de limpeza e higiene (2,2 mil), garrafas e fardos de água (4,2 mil), cestas básicas (2,5 mil) e kits de enxoval (150) para famílias em Mesquita, Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Japeri. O Estado do Rio registrou 84 desabrigados e 459 desalojados em consequência das chuvas. A população afetada é estimada em mais de 790 mil pessoas.
No município de Duque de Caxias, o Governo do Estado atua em parceria com a prefeitura, na desobstrução do Canal do Caboclo, que atravessa o Centro da cidade. As máquinas estão trabalhando na limpeza do sistema de canalização de água das comunidades Vila Ideal e Parque Vila Nova. Janilton Soares de Lima, de 52 anos, morador da Vila Ideal, elogiou o trabalho de limpeza em sua região.
- Moro aqui há 50 anos e nunca tinha visto uma chuva dessas. A chuva veio arrastando tudo pelo caminho. Hoje, o pessoal está trabalhando desde cedo, limpando o canal para fazer a água fluir - afirmou.
Também na região central do município, a Secretaria de Desenvolvimento Social ampliou o fornecimento de comida no Restaurante do Povo. No local, foram preparadas duas mil refeições extras - quentinhas com arroz, feijão, polenta e carne moída - para serem distribuídas. A unidade já oferece, diariamente, dois mil kits de café da manhã e dois mil almoços à população. A nutricionista Thais de Castro Barbosa contou que o Restaurante do Povo está funcionando, desde domingo, para oferecer alimento à população.
- O nosso café da manhã tem pão com manteiga, fruta, café, e funciona das 6h às 9h. Mas hoje a gente esticou um pouco mais esse horário. Com a chuva, desde domingo, o Restaurante do Povo virou um ponto de apoio e abrigo para as pessoas. Estamos trabalhando para atender uma quantidade maior, de outras demandas, como as quentinhas que serão feitas para serem enviadas às pessoas que não conseguem chegar até aqui - disse.
O restaurante de Caxias virou polo de acolhimento multidisciplinar, integrando ações dos órgãos do Estado e do município. O Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) enviou equipe ao local para realizar cadastro de benefícios e encaminhamento para retirada de documentos.
Morador da comunidade Vila Nova, há 40 anos, Jorge Campos Neves, de 59 anos, recorreu ao núcleo para agilizar a emissão de novos documentos. A casa deles foi atingida pelas águas no sábado.
- O atendimento foi rápido e já saí daqui com as duas isenções para os documentos de identidade - afirmou.
Café da manhã em São João de Meriti
Em São João de Meriti, foram preparados 1.200 kits de café para moradores. Cada lanche contém um pão, fruta e café. A operadora de caixa do programa Café do Trabalhador, Janaína Oliveira, chegou às 6h para garantir a entrega dos kits para os moradores da cidade.
- Sou mãe, avó e sei o que é passar dificuldade. Por isso, para mim é muito importante estar ajudando essas pessoas nesse momento tão difícil - resumiu Janaína, que mora em Nova Iguaçu.
Eliane de Souza e sua neta Maria Clara, de 3 anos, estão na fila para cadastramento em programas sociais. Moradora do Morro do Dick, em São João de Meriti, ela teve a casa invadida pelas águas da enchente. O kit de café da manhã disponibilizado pelo Governo do Estado foi uma opção de alimentação para a família.
- Durante a enchente perdi até mesmo meus alimentos e não tenho como cozinhar em casa. Esse lanche está sendo muito importante, principalmente, para a minha neta - contou Eliane.
Doações de insumos na Zona Norte
O Ciep 418 Antônio Carlos Bernardes - Mussum, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte da capital, está acolhendo 145 pessoas. Maria Angela, moradora do Chapadão, faz parte das 48 famílias que estão recebendo doações na escola.
- Recebemos colchões e comida, e o atendimento tem sido cuidadoso. Estou aqui com os meus dois filhos e tenho certeza que mais coisas boas virão - disse a doméstica.