A contagem regressiva para a abertura da chave principal do Rio Open, o maior torneio de tênis da América do Sul, chegou ao fim. Nesta segunda-feira (19/02), o governador Cláudio Castro, acompanhado do secretário de Esporte e Lazer, Rafael Picciani, recebeu representantes do torneio no Palácio das Laranjeiras para anunciar a abertura oficial dessa etapa. Realizado com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte do Estado, com investimentos de R$ 15,4 milhões, o Rio Open teve início no dia 17 e tem a final marcada para o dia 25, no Jockey Club da Gávea. A cerimônia também contou com a presença do tenista Carlos Alcaraz, número 2 do mundo, que participa desta edição comemorativa pelos 10 anos do campeonato.
-É um orgulho para o estado receber novamente o Rio Open, um evento que já se tornou tradição no calendário esportivo do Rio de Janeiro e conta com apoio da nossa Lei de Incentivo ao Esporte. Essa 10 ª edição é simbólica e sinaliza a confiança restaurada no Estado como anfitrião para receber grandes competições internacionais. Além de fomentar o esporte, somente no último ano, o torneio movimentou cerca de R$ 130 milhões na economia estadual, mostrando a potência dos eventos esportivos. O Rio de Janeiro recebe o Rio Open de braços e coração abertos! - disse o governador Cláudio Castro.
Durante o evento, o atleta Carlos Alcaraz destacou a alegria em participar pela quarta vez do Rio Open.
- Lembro com muito carinho da minha primeira vitória aqui no Rio de Janeiro e as portas que se abriram depois disso. Sou muito grato a essa cidade e estou confiante para a 10ª edição do Rio Open - comemora.
Na edição comemorativa pelos 10 anos do torneio, atletas do mundo inteiro estarão presentes. Além de Alcaraz, nomes como Stan Wawrinka, Marin Cilic, Cameron Norrie e Arthur Fils estarão em ação nas quadras, juntamente com outros tenistas. O Governo do Estado também marca presença no evento com um stand da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que vai oferecer atividades interativas para o público presente.
- O Rio Open é um marco no cenário esportivo do Brasil e uma oportunidade única para os fãs do tênis acompanharem de perto grandes nomes do esporte. Estamos felizes em apoiar este evento que não só promove o esporte e o lazer em nosso estado, como também tem um impacto econômico e social muito relevantes, atraindo turistas do mundo inteiro para cá, e abrindo portas para a acessibilidade e também a inclusão. É uma honra para nós recebermos, há 10 anos, este evento no Rio de Janeiro, que é a casa do esporte no país – ressaltou o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.
Celebração com grandes nomes do tênis mundial
Desde 2014, o evento tem mantido a tradição de homenagear figuras importantes do esporte, reconhecendo suas contribuições para o tênis mundial. Na competição, será feita uma homenagem especial a Bruno Soares, um dos grandes nomes do tênis brasileiro. A cerimônia está marcada para quarta-feira (21/2), na Quadra Guga Kuerten, e fará um reconhecimento à carreira extraordinária do atleta, que encerrou sua jornada nas quadras após o US Open 2022, marcando o fim de uma era de conquistas notáveis.
-São 10 anos de uma trajetória de sucesso e amor ao tênis e, especialmente, ao Rio de Janeiro. O Rio Open está se tornando, cada vez mais, um evento relevante para o estado, além de gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos na cidade e aquecer o turismo. Esse ano, 40% dos ingressos vendidos são para pessoas de fora do RJ. E a gente espera celebrar mais décadas do Rio Open aqui - ressalta Márcia Cazs, diretora-geral do Rio Open.
O Brasil será representado por um time de peso dentro e fora das quadras. Com a presença de grandes nomes que marcaram a modalidade no Brasil, incluindo integrantes do Clube Top 100, destinado aos tenistas brasileiros que em algum momento da história já alcançaram o TOP 100 do ranking mundial, o Rio Open recebe como convidados grandes nomes no esporte como Fernando Meligeni, Thomaz Koch, Carlos Kirmayr, Marcelo Melo, entre outros.
Acessibilidade e inclusão
Este ano, o torneio também traz uma novidade histórica e inclusiva: o lançamento do Wheelchair Tennis Elite, campeonato internacional de tênis em cadeira de rodas de alto nível. Pela primeira vez, o evento recebe atletas do Brasil, Japão e Grã-Bretanha, que integram a elite mundial da modalidade.
O Wheelchair Tennis Elite contará com a participação de renomados tenistas, incluindo o brasileiro Daniel Rodrigues, o japonês Shingo Kunieda, e os britânicos Alfie Hewett e Gordon Reid, estes últimos, recentemente coroados com o título de duplas do Australian Open.