São João da Barra, por meio da Coordenação de Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, foi um dos municípios da região homenageados com o prêmio Tereza de Benguela, concedido pelo Coletivo de Mulheres Negras de Campos dos Goytacazes e pelo Conselho Estadual dos Direitos do Negro. A entrega da premiação aconteceu em evento na sexta-feira, 11, na Câmara de Vereadores de Campos dos Goytacazes.
O prêmio, que faz referência ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana Caribenha, comemorado 25 de julho, visa homenagear os municípios que vêm desenvolvendo ações de valorização e empoderamento das mulheres negras. Também foram contemplados Quissamã, Macaé, Campos dos Goytacazes e São Francisco de Itabapoana.
A coordenadora municipal de Igualdade Racial, Cristiane Monteiro Riscado, disse que foi uma emoção receber o prêmio, que leva o nome de uma líder quilombola que deu visibilidade ao papel da mulher negra na história brasileira, liderando por 20 anos a resistência contra o governo escravista. “Na Coordenação Municipal de Igualdade Racial, desenvolvemos muitas ações voltadas que solidificam a atuação do município nesta causa. Receber esse reconhecimento é muito importante".
Entre os participantes do evento estavam Tereza Neves (represente do Conselho Estadual dos Direitos do Negro e do Coletivo de Mulheres Negras, de Campos dos Goytacazes), Aparecida Maria (presidente do Movimento Vai ter Gorda, de São Francisco de Itabapoana), Cidineia Pascoal (presidente da Unegro de Quissamã) , Sueli da Silva (presidente da Unegro de Campos) e Rosângela Gomes (presidente do Movimento de Mulheres que Transformam Vidas, de Macaé).