A Secretaria Municipal de Cultura de São João da Barra abriu inscrições para o seu I Festival Nacional de Dança, que acontece de 21 a 24 de setembro de 2023. O evento terá apoio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec).
As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas, devendo ser realizadas pelo formulário específico do festival (aqui), com preenchimento das informações e anexando toda a documentação necessária. Os participantes poderão competir nas categorias Juvenil e Adulto, enquanto a Infantil fará apenas apresentação com premiação para coreografia destaque.
Poderão participar do festival bailarinos independentes, academias, escolas de dança, grupos ou companhias de dança, profissionais ou amadores de todo território nacional, concorrendo a uma premiação total de R$ 30 mil, distribuída nos gêneros Balé Clássico de Repertório, Balé Neoclássico, Dança Contemporânea, Jazz, Dança do Ventre, Danças Urbanas e Dança de Salão, esta última voltada apenas para a categoria Adulto. Haverá premiação também para Destaques.
Os inscritos poderão participar de oficinas e workshops, também com vagas limitadas, que acontecerão durante o festival. Os encontros vão prezar pela qualidade técnica, artística, originalidade e estrutura coreográfica dos participantes.
A prefeita Carla Caputi destaca o avanço da secretaria recém-criada com a potencialização da dança no município. “A criação da Secretaria Municipal de Cultura possibilitou o incentivo mais direto aos segmentos culturais e a dança está tendo também um olhar diferenciado, já que a nossa cidade sempre foi sucesso com a qualidade das nossas academias e seus bailarinos”.
Para o secretário de Cultura de São João da Barra, Gil Miranda, realizar o primeiro festival é um sonho antigo do segmento e a organização preza por montar uma estrutura que possa atrair um grande número de participantes, além do atraente valor da premiação.
— Sediar um festival deste porte é fortalecer a cultura em consonância com turismo e lazer. O segmento da dança historicamente atrai um conglomerado de pessoas que aprecia esta modalidade artística. Estamos trabalhando com afinco para o sucesso do festival — comenta Gil.